terça-feira, 13 de março de 2012

O Nascimento

     A Blitz nasceu em 14 de novembro de 2010, com a produção de uma Pale Ale chamada Awaited! E o porquê desse nome eu explico agora.
     Durante anos eu pensei em fazer cerveja em casa. Acho que desde os 18, não me lembro com exatidão. Entrei pra faculdade, fui para o mestrado...

Após terminar minha pós-graduação, ainda com o sonho de, um dia, produzir minha própria cerveja, tive a oportunidade de participar de um curso na Alemanha, onde conheci cervejas bem diferentes e com sabores variados. A mais inusitada, com adição de banana como adjunto.
     Com isso, meu desejo de beber da minha prórpia fonte foi aumentando!
     Voltei para o Brasil, e fui lecionar na Universidade da cidade onde mora minha família (Pato Branco, PR). Em um certo maio (2010) assisti uma reportagem, no canal local de televisão, de dois irmãos que estavam fabricando sua própria cerveja. Eles eram os irmãos Bertoncello (JOB, Vitorino, PR).
     Ainda assim demorei até julho desse mesmo ano para entrar em contato com eles, para ver como era, que materiais usavam, insumos... Acabaram que se tornaram, além de mestres, amigos. Aqui agradeço a eles pelos ensinamentos. Ajudei na produção de umas 5 ou 6 levas: Red Ale, Witbier, ...
     Foi quando, finalmente, o sonho se tornou realidade. Sem pensar muito em quanto gastaria e como e onde faria, comecei a comprar equipamentos, que foram os mesmos utilizados pela JOB em seu nascimento, comprei insumos e marquei a data.
     Chegou o grande dia! Improvisando quase que tudo, saiu minha primeira leva: Pale Ale Awaited. A tão esperada!
     Depois disso foi só alegria. Mais produções, aprendizados, discussões, encontros e muita cerveja. No começo as cervejas nem eram de tanta qualidade, mas com o passar do tempo as coisas foram melhorando. Então, em meados de 2011, a cerveja/ria foi batizada pelo cervejeiro Marcus, de Curitiba (PR).
Assim nasceu a Blitz Brauerei e suas Blitz.
A ordem de produção das levas foi:
  1. Pale Ale;
  2. Pilsen;
  3. Hellesbock;
  4. Oatmeal Stout;
  5. Doppelbock;
  6. Belgian Strong Ale e
  7. Munich Dunkel.
     Estou dobrando o volume das levas: comecei com 17 litros e agora preparo meus equipamentos para produzir 35 litros. Equipamentos em inox: keg's de 50 litros, válvulas, engates rápidos, etc. Assim que tiver pronta a estrutura, postarei fotos.

     E agora a criação deste blog, que tem por objetivo fomentar a discussão de técnicas, receitas, equipamentos, troca de informações, etc. E você esta convidado a fazer parte dessa história.

Um grande abraço!

Diogo

3 comentários:

  1. quero provar dela logo,logo hehehehehehe parabens pelo seu empenho, mesmo com tdas as dificuldades, mas, lutar faz parte do seu sucesso.......

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Aguardo fotos do seu equipamento. Achei sensacional. Se puder mandar detalhes agradeço.
    Abraço e boas cervejas.
    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Buenas Fabio!
    Devido eu ainda ter alguns probleminhas com meu equipo, não quero postar nada muito feio aqui.
    Se quiser em PVT: d_hendges@yahoo.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir